Obras Publicadas


Kabá Darebu é um menino índio que conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os munduruku.



Na primeira parte esse livro traz um conto da cultura munduruku. "O menino que não sabia sonhar" fala de Kaxi, um garoto como outro qualquer, exceto pelo fato de o pajé tê-lo escolhido como seu sucessor. Para ser iniciado nos segredos da pajelança, o pajé lhe ensina que é preciso sonhar, pois nos sonhos residem os grandes mistérios da vida. Aqui, talvez pela primeira vez no Brasil, a cultura indígena é apresentada do ponto de vista de um dos seus integrantes. Em seguida, o autor relata com bom humor suas experiências no "mundo dos brancos" e comenta a situação dos povos indígenas no Brasil. A edição inclui desenhos de crianças indígenas e fotos de aldeias mundurukus. 





Memórias de infância de um menino indígena que nos fala das tradições de seu povo Munduruku transmitidas pela narrativa oral nos momentos felizes quando, sentado na aldeia, no colo dos mais velhos ou ao pé da fogueira, ouvia histórias enquanto eles catavam piolhos em seus cabelos e lhes faziam carinhos na cabeça. O livro tem oito histórias, algumas delas são mitos, outras lendas dos espíritos da floresta e outras lições de vida ou narrativas de memórias das brincadeiras inocentes. 



No livro O Menino e o Pardal, Daniel Munduruku traz os ensinamentos e a sabedoria de seu povo para falar sobre o amor e a liberdade.
Em um passeio pelo parque, um menino encontra um pequeno pardal que havia caído do ninho. Ao vê-lo tão machucado, decide levá-lo pra casa e cuidar dele. A partir desse momento começa uma singular relação entre eles, despertando valores como proteção, gratidão e fraternidade. Quando finalmente o pardal fica bem e saudável, o menino vive a difícil experiência do desapego, suscitada pela necessidade de liberdade de seu amado pássaro. 




 O novo livro de Daniel Munduruku conta a história de um homem sem nome, sem casa, cuja família era composta por um monte de cachorros. Ele tinha uma personalidade tão peculiar que mudou a forma das pessoas se relacionarem com o tempo e consigo mesmas.




 Na coleção 'Histórias que gosto de contar', Daniel Munduruku compartilha narrativas que ouviu, viveu e leu em diferentes momentos de sua história. É assim que ele nos fala sobre a cultura, os conhecimentos e as experiências de nações indígenas, ensinando-nos a compreender e valorizar os povos que habitaram primeiro as terras brasileiras.Com o seu dom de contador de histórias, Daniel prende encantadoramente a atenção dos leitores nas aventuras vivenciadas por ele, seus amigos, sua família, sua gente. 




 Darebu havia sonhado tudo aquilo? Mas parecia tão real! Onde estavam os curumins que haviam ido atrás do espírito da floresta? Quem podia explicar a aventura que todos estava, vivendo era o avô e toda a sabedoria do seu povo!




 Já faz muitos dias que a noite não cai na floresta. Homens, mulheres e animais estão agitados, sem conseguir dormir com a falta da escuridão. Até que um curumim diz ao cacique da aldeia que viu duas serpentes conversando na floresta sobre o sumiço da noite. Então o corajoso guerreiro Karu Karu entra na mata sozinho para abordar a chefe das serpentes, a poderosa surucucu, conhecida como a dona da noite. Conseguirá ele convencer a surucucu a devolver a noite? Que perigos terá de enfrentar para trazer de volta o descanso para a aldeia e para os animais da floresta?




 Muito bem-vindo, senhor ou senhora!
Pode ir entrando assim sem demora:
É visita longa, vale cada hora.
Pois esta é a escola mais excelente,
Mais refinada e mais exigente
De todas as escolas de monstro ou de gente!




 Ilustrado pelas crianças da aldeia Katõ, este livro traz mitos contados pelos velhos da aldeia - histórias que nos remetem a um tempo muito distante de nossos dias e que são contadas e recontadas às crianças indígenas como forma de despertar nelas o amor pela própria história e pelas lutas de seu povo. Tocam o fundo do coração e são uma excelente oportunidade de integração com o universo infanto-juvenil indígena e seus valores. 




 Este livro contém uma compilação de referências sobre as diversas nações indígenas do Brasil, sendo indicado para pesquisa ou estudo sobre as culturas indígenas. Aborda a pré-história brasileira, as condições de vida, os valores e as influências culturais dos povos indígenas.


 Daniel Munduruku, autor deste bonito panorama sobre as comunidades indígenas do Brasil, é índio e gosta de ser índio. Ou seja, acha fundamental o resgate do orgulho indígena, tão em baixa desde que os brancos aqui aportaram. "Coisas de índio" é um livro para pesquisa, acessível, interessante e muito atraente, capaz de fazer com que o leitor sensível compreenda toda a riqueza e pluralidade das coisas dos nossos índios.


Obras Publicadas 

(clique nas imagens ou nos títulos das obras para maiores informações)